Pular para o conteúdo

Lesões de meniscos

CONCEITO  

Os meniscos localizam-se no interior dos joelhos, têm formato de meia lua, consistência semelhante à de uma borracha e contribuem para o amortecimento dos impactos. Em cada joelho, existem dois meniscos, o medial (do lado interno do joelho) e o lateral (do lado externo do joelho). Sua principal função é a distribuição da carga que passa na articulação, ajudando a diminuir a pressão sobre a cartilagem.

A lesão do menisco prejudica a funcionalidade e expõe a cartilagem ao desgaste, facilitando o processo de artrose na articulação e, consequentemente, provocando dores.

PACIENTE DE RISCO 

Nos jovens, as lesões estão relacionadas a eventos traumáticos, como entorses ou outros movimentos abruptos do joelho, sendo muito comum, ainda, estarem associadas às lesões ligamentares.

Nos pacientes mais velhos, acima dos 50 anos, geralmente as lesões são degenerativas, causadas pelo desgaste natural e perda das propriedades elásticas dos meniscos. 

SINTOMAS 

Em regra, o paciente se queixa de dor ao dobrar o joelho, normalmente localizada na parte interna (lesão menisco medial) ou externa (lesão menisco lateral). Pode haver, também, bloqueios do joelho, um sintoma que é causado pelo deslocamento do menisco ou de fragmentos meniscais, gerando estalos e travamento em certas posições. 

DIAGNÓSTICO 

É imprescindível a realização de exame físico que aponte para a suspeita clínica da lesão de um ou dos dois meniscos. A suspeita clínica deve, ainda, ser confirmada através do exame de ressonância magnética, que permite avaliar a extensão da lesão, localização e estabilidade, fatores importantes para guiar o tratamento.

TRATAMENTO

Em pacientes mais velhos com lesão degenerativa do menisco, o tratamento conservador (sem cirurgia) costuma obter bons resultados com o uso de medicamentos, gelo e fisioterapia. Todavia, nos casos em que o tratamento conservador não obtiver sucesso, a cirurgia artroscópica (por vídeo, minimamente invasiva) com a remoção do fragmento lesionado do menisco deverá ser realizada. Ademais, nos casos de lesão degenerativa, a sutura (costura) meniscal é contraindicada, já que não há chance de cicatrização. 

Nos casos de lesão meniscal por trauma do joelho, recorrente em pacientes mais jovens e desportistas, o tratamento conservador só é indicado quando o paciente não tenha queixas ou a lesão for muito estável. Além disso, a cirurgia artroscópica (por vídeo) com a tentativa de suturar (costurar) o menisco é indicado na tentativa de cicatrizá-lo e preservá-lo, porém, nem todas as lesões são passíveis de sutura. Nestes casos, que são avaliados principalmente durante o procedimento cirúrgico e que não preenchem os critérios para a realização da sutura, opta-se pela remoção do fragmento e regularização das bordas (meniscectomia) para alívio dos sintomas.

lesões de meniscos - tratamento
×