Pular para o conteúdo

Infiltração de ácido hialurônico no joelho (Viscossuplementação)

PARA QUÊ SERVE: 

A Viscossuplementação indicada como auxiliar no tratamento da artrose do joelho é um método relativamente novo que apresenta resultados satisfatórios em quadros moderados da doença e quando corretamente indicado. 

COMO É FEITA: 

Trata-se de um procedimento realizado no consultório médico, sob assepsia e anestesia local, no qual realiza-se uma injeção intra-articular de ácido hialurônico, o mesmo componente que já existe no líquido sinovial de uma articulação saudável.

De acordo com estudos recentes, o líquido sinovial perde sua capacidade funcional com o passar da idade e em decorrência do processo de artrose. Nesse cenário, o uso do das injeções de ácido hialurônico exógeno tem obtido resultados de sucesso, inclusive, postergando ou descartando a necessidade de realização de cirurgias mais invasivas, como a prótese total do joelho e osteotomias.

QUAL A FUNÇÃO DA INFILTRAÇÃO?  

A infiltração traz alívio para a dor e melhora da função articular, permitindo ao paciente maior qualidade de vida e otimização nos movimentos das pernas. 

É importante ressaltar que o ácido hialurônico na articulação não cura a artrose e, por isso, é fundamental manter uma rotina de exercícios com a finalidade de fortalecer a musculatura e melhorar a mobilidade articular dos joelhos. 

QUANTO TEMPO DURA A INFILTRAÇÃO E O ALÍVIO DAS DORES?  

Quando necessário e havendo indicação médica, as infiltrações devem ser repetidas, em média, de 6 meses há 1 ano, podendo haver variação de intervalos conforme o grau da artrose e o nível de atividade do paciente.

Últimos artigos

×